domingo, 12 de julho de 2009

Ensino fragilizado


A charge apresentada traduz o sentimento de muitas pessoas que conheço.
Têm acontecido muitas conversas, discussões, sugestões para que a educação seja melhorada.
Tentam encontrar uma solução, mas de todas elas, nenhuma se torna eficaz e efetiva.
Na verdade, tem se visto resultados e trabalhado em cima de resultados, não estão procurando as causas.
Tem de se observar desde a mentalidade da universidade, onde algumas supervalorizam a teoria e menospreza a prática aos reais motivos dos profissionais, pois sem amor pela profissão fica difícil não cair nos "golpes" da coleção de jargões e bordões.
Em relação a isso não podemos desprezar a prática da sala de aula, do compromisso de alunos e professores, de aprendizado verdadeiro. O aluno não pode ficar apenas no ler e escrever (muitas vezes insuficientes, pois leem e escrevem mal). E para passar de ano e conseguir uma vaga nas faculdades tem que ser por mérito de estudo.
Todos têm capacidade para isso, basta exercitar e aprender. É preciso levar a educação mais à sério.Vários fatores têm colaborado para que a educação no Brasil esteja tão incapaz.
Entre eles podemos destacar: grande número de cursos à distância, educação infantil com professores despreparados e sem rigor, facilidade para aprovação de alunos, programas para aprovações, participação de sindicatos. Que, conforme a antropóloga Eunice Durham afirma “está suficientemente claro que a ação fundamental desses movimentos sindicais é de garantir direitos corporativos, e não o bom ensino... os aspirantes a professor são expostos a uma coleção de jargões de esquerda, onde tudo tem que ser decidido nas assembleias”.
Ora, o que precisa mudar primeiro é a visão, compromisso de muitos professores, que criticam, reclamam, mas que na hora de ensinar deixam acontecer.
A profissão de professor é muito importante, e de muita responsabilidade, pois é através da escola que os cidadãos direcionam as suas profissões. Para se tornar um médico, um advogado, um administrador, um engenheiro entre outras, é preciso que esteja durante horas e anos dentro de uma sala se atualizando, trocando experiências, seja aprendendo, seja ensinando e assim adquirindo mais conhecimentos.
Texto por Roberta Simões
Obs: Obrigada Márcia Lúcia de Paula, pela charge.

Nenhum comentário:

Postar um comentário