sexta-feira, 17 de julho de 2009

O significado do desenho infantil

A expressão de sentimentos e de se comunicar já foi feita através de desenhos. Desde tempos antigos, os seres humanos demonstram o conhecimento do mundo através dessa prática, como força criativa e representação de aspectos culturais.
Os rabiscos constituem-se como as primeiras manifestações da arte da criança. Entre 2 e 3 anos de idade, a criança ainda não faz desenhos com significado representativo. Gradativamente a criança vai expressando traços mais significativos, nessa idade, o que se nota são traços leves, ou fortes, pequenos rabiscos, etc.
A partir deles, ela descobre que pode produzir movimentos e traços, inaugurando seu poder de expressão de idéias, sentimentos e autorias.
Através dessa ação criadora, a criança constrói, continuamente, hipóteses originais sobre a realidade no seu encontro com o mundo.
Nessa idade, o desenho não é uma cópia da realidade e sim a expressão da sabedoria da criança.
Ao observarmos esses desenhos, podemos aprender sobre as habilidades que a criança possui: desenhar implica defrontar-se com questões técnicas, estéticas, geométricas, espaciais e de sensibilidade, que se encontram na superfície do papel.
A partir de três anos de idade, a criança já tenta desenhar de acordo com a sua realidade, e conforme a própria percepção.
A análise e conhecimento sobre a relação entre pensamento e desenho e suas fases evolutivas, juntamente à importância da análise do desenho como expressão dos sentimentos e idéias – o desenho como linguagem – trazem elementos para que o educador reflita sobre suas intervenções diante das propostas de produção. Torna-se necessário também, o reconhecimento de que os desenhos representam símbolos da cultura de um povo, valores e formas da vida social das comunidades.
Através do desenho de uma criança é possível analisar seu caráter, sua personalidade, temperamento e carências. É possível também através do que a criança desenha, descobrir e reconhecer as fases pelas quais a criança está a passar, suas dificuldades, bem como seus pontos positivos.
No entanto, podemos analisar alguns desenhos simples mas que já indicam muitas coisas, por exemplo os desenhos dos seguintes itens:
Árvore - refere-se ao físico, emocional e intelectual da criança. Quando o tronco da arvore é alto e largo, revela que seu filho tem muita força na superação dos problemas. Quando o tronco for pequeno e estreito, revela vulnerabilidade às complicações. Se houver excesso de folhas, a criança tem grande ocupações demais. Se houver poucas folhas, e galhos a criança está triste.
Casa - Desenho de uma casa grande, demonstra grande emotividade, se for uma casa pequenina seu filho demonstra que é uma criança retraída.
Barco - Desenhar barco significa que a criança adapta-se facilmente a imprevistos. Barcos grandes, revela que seu filho não gosta de mudanças e aprecia ter controlo da situação, se for barco pequeno seu filho é sensível, e tem grande intuição.
Flores - desenhar flores significa que seu filho é uma criança alegre e feliz.
Sobre esse assunto podemos encontrar alguns livros interessantes, o livro “Como interpretar os desenhos das crianças” da pedagoga Nicole Bedard poderá ajudar a compreender melhor os desenhos das crianças e assim poder conhecê-las melhor.
O Livro “A Criança e sua Arte” de Viktor Lowenfeld, afirma que ao observarmos os desenhos da criança, é possível notar uma evolução lógica, com características semelhantes em idades próximas.
Já no livro “O Desenho Infantil” de Georges-Henri Luquet Luquet nos diz que um desenho é a obra da criança, produto e manifestação da sua atividade criadora, e que o exercício dessa atividade e de criatividade e consequentemente, é acompanhado de um grande prazer.
Para a coordenadora pedagógica Adriane de Oliveira e Silva (MG) deve haver uma apreciação dos desenhos de crianças e adolescentes, além de muito contribuir para a reflexão sobre a prática do desenho na escola, serve como material de apreciação e deleite para a sociedade. A produção artística das crianças pertence ao patrimônio de uma comunidade e como tal deve ser admirada por todos.
Cabe ainda destacar o livro “O Professor da Pré-escola” – vol 1de Monique Deheinzelin , que nos alerta para o principal objetivo do ensino-aprendizagem do desenho na escola: o de favorecer o percurso criador dos alunos, privilegiando os processos de realização do desenho e não apenas o seu produto final.
Só se aprende a desenhar, desenhando. O ato de criar proporciona o pensamento independente, a flexibilidade, a criatividade, traduzindo na criança sentimentos, que podem ser entendido como alegria, felicidade, desabafo.
Texto por Roberta Simões

5 comentários:

  1. Querida Roberta, bom dia e paz.
    Como já tinha dito, gostei demais desse texto. Tomei a liberdade de “espetá-lo” em meu blog. Tudo bem?
    Procurei ser cuidadoso com relação a fonte anexando o seu link.
    Você é uma bênção.
    Bjs
    nEle,
    Flamir

    ResponderExcluir
  2. tenho 10 anos de idade e quero a prender a desenhar pesso a doação de uns livros que me ensene a desenhar R licinio cardoso 59 fu cs 16 S.francisco xavier 20911-150 sou grato se vc pode me ajudar

    ResponderExcluir
  3. seu texto em muito contribui para ampliar os estudos que estou organizando no meu grupo de trabalho

    ResponderExcluir
  4. oi Roberta estava procurando os significados desses desenhos infantil e ainda bem que você existe hehe
    gostei muito valeu

    ResponderExcluir